domingo, 27 de setembro de 2009

I Conversas Jurídicas Cruzadas (CNEC/Osório - ICA)







Se pudesse escolher uma palavra para caracterizar o evento realizado em Osório, eu diria celebração. Celebração da amizade e do diálogo, e, mais: tratou-se do primeiro encontro de ciências criminais promovido pela Faculdade de Direito da FACOS (CNEC/Osório) e pelo Instituto de Criminologia e Alteridade (ICA). Agradeço à pessoa do Prof. Vilmar Pacheco, coordenador do curso de direito, grande entusiasta desse encontro, bem como aos palestrantes, que gentilmente aceitaram nosso convite e foram diretamente responsáveis pelo êxito deste "I Conversas Jurídicas Cruzadas (CNEC/Osório - ICA).

Abaixo reproduzo a nota publicada no site da Facos:

25.09.09 SUCESSO: I CONVERSAS JURÍDICAS CRUZADAS

O I Conversas Jurídicas Cruzadas teve participação bastante grande dos acadêmicos do curso de Direito, inclusive com a presença de alunos e professores de outros cursos da FACOS.
O elevado nível dos palestrantes e os atuais temas de diferentes abordagens à Criminologia, Política Criminal e Violência fizeram com que certamente fosse apreendido muito conhecimento por parte dos assistentes.
No primeiro dia do evento (23) os palestrantes foram os Professores Moysés da Fontoura Pinto Neto, Saulo Marimon, Raffaella Pallamolla e a nossa Professora Fernanda Osório; no segundo dia (24), fomos brindados pelos palestrantes José Antônio Gerzson Linck, Alexandre Costi Pandolfo, Marcelo Mayora e nosso Professor Daniel Achutti.
Importante frisarmos e enaltecermos a participação de nossos Professores Vinícius Gil Braga, Daniel Achutti e Fernanda Osório, que aceitaram o desafio e se prontificaram de escolher os temas a serem abordados, indicar os palestrantes, convidar e trazer, sem qualquer custo para a FACOS, tão jovens e estudiosos pesquisadores e professores da área criminal.
Não podíamos deixar de ressaltar, ainda, que nossos professores, em suas palestras e abordagens, demonstraram, sem deixar dúvida, que têm plenas condições e conhecimento para pesquisar e debater com professores de outras instituições de ensino e de grande formação acadêmica e humana.
Agora fica o desafio aos demais professores de nosso corpo docente:
Quem se habilita a organizar o II Conversas Jurídicas Cruzadas?


2 comentários:

Marcelo Mayora disse...

Beleza, vamo que vamo!

Violeta disse...

Eu como aluna da FACOS, gostaria de parabenizar cada um dos palestrantes e organizadores do evento! Foram duas brilhantes noites de puro estudo, conhecimento aprofundado, de conteúdo que pra muitos alunos foi como um "choque"! Gente jovem falando sério, mostrando a realidade crua, que muitas vezes fechamos os olhos para não ver...

Fica com certeza o desafio para o II Conversas Jurídicas Cruzadas!!!

Vinícius, não tive a honra de ser tua aluna, pouco nos falamos, mas com certeza, já conquistaste uma AMIGA e admiradora.

Grande abraço e sucesso!