quarta-feira, 23 de março de 2011

Mostra "Perfis Ucranianos" - Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo



"A mostra "Perfis Ucranianos" apresenta obras em crayon - pastel seco sobre papel mi-teinte preto - e tinta acrílica sobre tela do artista plástico Raurício Barbosa. Perfis Ucranianos é resultado de uma pesquisa feita pelo artista na região do Paraná sobre a população de imigrantes ucranianos.

Raurício procura mostrar a trajetória desses imigrantes que começou há cerca de 120 anos e que se estabeleceram principalmente na região das rotas dos tropeiros desse Estado. O estudo possui uma narrativa em ordem cronológica, cujo objetivo é mostrar características sociais, culturais, religiosas e estéticas dos imigrantes ucranianos. As linhas geométricas dos motivos encontrados nas passenkas (ovos pintados) são a base principal para o desenvolvimento das telas, pois há uma imensa variedade de traçados coloridos e significados.

Os interesses principais de Raurício Barbosa são sociologia, história, literatura, atividades sociais, psicanálise e filosofia. Realizou exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior, como Canadá e Argentina. Recebeu o Prêmio Leonardo da Vinci na 4ª Mostra do desenhista do RS/2006 - Sidergs e CCMQ em Porto Alegre." Fonte: http://www.solovey.com.br/noticia.php?id=158

Onde: Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, localizado na Rua dos Andradas, 1223, Centro, Porto Alegre.

Quando: de 18 de março a 27 de abril.


Quanto: Entrada franca.

Um comentário:

BOAeBELAVIDA disse...

Parabéns pela postagem desta colorida exposição.Estive lá e gostei bastante. Um abraço
Irajá Heckmann
www.paixaopelochile.blogspot.com